"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Presépio com cabaça

Cresci no sítio vendo cabaças sendo usadas para diversas funções: serviam como recipientes para carregar água, como cuias para por milho e alimentar os animais. Era comum também o uso da cabecinha para servir como cuia de chimarrão ou tereré, mas há tempos vi um presépio de uma cabaça numa loja da minha cidade e fiquei encantada. A cabaça era grande e os personagens também. E desde então estive a procura da cabaça ideal para minha casa e encontrei. 

Nunca trabalhei com cabaça no artesanato e constatei que é difícil cortá-la depois de seca, mas mesmo assim fiz a abertura que pretendia, retirei as sementes, limpei, raspei, poli (a parte mais difícil), pintei, envernizei. Só faltavam os personagens do presépio - São José, N. Senhora e o Jesus bebê - então fui a uma dessas lojinhas de utilidades domésticas e comprei um mini-presépio, descolei os bonequinhos e os colei dentro da cabacinha preparada.

Cabaça depois de envernizada

Presépio pronto

Repare no tamanho do meu presépio: ficou menor que uma caneta!

Presépio: menor que uma caneta bic
Cortei uma fita decorativa da Sinimbu e afixei na cabaça para finalizar o trabalho.

Presépio finalizado: com laço
 E neste clima, aproveito para desejar a você um Natal e um Ano Novo repleto de alegrias regado de bênçãos divinas.



5 comentários:

  1. Que lindo que ficou! Adorei essa ideia!
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo Elda, como tudo que vc faz...
    Parabéns pela idéia!!!
    Ameeeei...

    ResponderExcluir
  3. nossa,ficou lindo,parabéns pela criatividade,amei,boas festas pra voce e sua família,bjos carinhosos.

    ResponderExcluir
  4. olá Elda,estou muito feliz por ter visitado meu cantinho,e pelo convite,se eu tiver oportunidade quero participar sim,estou com visitas e a correria é muita,mas vou ver se consigo um tempinho,olha já sou sua seguidora faz tempo e agradeço por me seguir,bjos.

    ResponderExcluir
  5. O Ponto Cute deseja a você e sua família um Feliz Natal!
    Que 2015 seja repleto de alegrias, saúde e paz.
    Boas Festas!
    http://pontocute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário e sugestões.
Desde já agradeço.