"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Anjinho-castiçal: primeira restauração

Gosto de muitas coisas e tenho um desejo crescente de aprender mais. E para isso me valho de objetos antigos e que estão precisando de uma transformação para pôr em prática algumas técnicas que venho estudando no dia a dia. 

Assim encontrei um bibelô antigo de gesso, em forma de anjo, que foi lembrança de uma festa de casamento. Na verdade ele é um tipo de castiçal. Eu não sei dizer qual era o estilo de pintura que recebeu, mas o possuo há mais ou menos uns quinze anos e já estava bem "feinho"... 

Originalmente ele foi pintado apenas com uma cor - o dourado - destacando as asas, o tecido e a base do castiçal, enquanto o resto permaneceu branco como gesso.  

Limpei os vestígios de vela e preparei a peça para a pintura. Eu não tenho uma foto dele de antes da limpeza e preparação. Só me lembrei de fotografar depois que concluí a aplicação da base.


 E para mudar a "carinha" dele eu resolvi colorizar.  E veja como ficou:
 
Anjinho-castiçal - frente

Anjinho-castiçal - costas
Acho que ganhei uma pecinha nova para a minha coleção de bibelôs de anjos.
O que achou?

4 comentários:

  1. Nossa que lindo que ficou. Parabéns esta uma perfeição, um anjinho barroco.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elda...é muito lindo, fiquei maravilhada com tudo que vi,parabéns...Elda como faço para te seguir, não vi nenhum link?..bjos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Elda
    uauuuuuu! ficou lindíssimo! você é mestre nesta arte heim amiga? Parabéns pelo trabalho espetacular
    Um dia maravilhoso e bastante produtivo
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Olá Elda!
    Obrigado pelo carinho de sua visita em meu canto..me deixa muito feliz saber que minhas postagens ajudam de alguma forma as pessoas que querem se iniciar neta arte maravilhosa do'' gesso''..é a minha preferida..rsrs..
    E quanto ao trabalho amiga..ficou SIMPLESMENTE LINDO!!Se este é o primeiro que direi dos outros que virão?Ficou muito singelo e a pintura está perfeita,cores suaves e acabamento também!
    Parabéns amiga e se precisar de dicas estou a disposição.

    Grande Beijo!

    Silvana

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário e sugestões.
Desde já agradeço.