"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

domingo, 5 de maio de 2013

Portfólio de bordado a máquina de minha mãe

Quero, neste mês de maio - mês dedicado às mães, homenagear as mães trabalhadoras compartilhando contigo, o portfólio de bordado à máquina de minha mãe para que ele não se perca. Trata-se de um caderno de desenho onde ela arquivou todos os pontos de bordado que ela aprendeu em um curso que fez por volta de 1960.

Ela não tinha como pagar o curso e queria muito fazê-lo. Por essa razão, ela alugou a sala de estar de sua casa para a professora dar as aulas do curso de bordado: assim ela pagou o seu curso. Por meses sua sala ficou cheia de máquinas de costura, que só saíram de lá quando o curso terminou.

Minha mãe já era uma exímia costureira nesta época e com o curso de bordado pôde aumentar sua clientela e o repertório de seus trabalhos. Costurou e bordou dia e noite para contribuir com a renda familiar enquanto meu pai trabalhava na roça. Naquela época eu ainda não era nascida.

E o mais incrível é que os bordados que apresentarei a você - nesta e em outras postagens - foram realizados numa máquina de costura reta, uma máquina simples.

Máquina de costura da minha mãe comprada por volta de 1960
As fotos a seguir são da minha mãe bordando na máquina e recebendo o portfólio das mãos da professora de bordado,  no final do curso.

Mamãe bordando na máquina

Mamãe recebendo o portifólio das mãos da professora de bordado
As imagens a seguir referem-se à digitalizações que fiz de seu portfólio. As folhas do caderno já estão amareladas pelo tempo. Veja:
Ponto Matiz  Colorido

Bordado Chinês

Ponto fantasia com vários pontos e Bordado Richilieu

Aplicação de cretone e Bordado inglês

Bordado em pelúcia

Bordado que pode ser executado sobre várias suportes

Bordado sobre filó

Aplicação de organdi sobre filó
Aí está a primeira parte do porfólio de bordado de minha mãe. 

Penso que este portfólio foi uma ferramenta importante para que ela pudesse expor às suas freguezas o tipo de trabalho que ela lhes poderia oferecer.

E você... gostou...?

Tem mais...

13 comentários:

  1. Boa noite Elda!
    Que tesouro tens em mãos, me emocionei, tenho verdadeira paixão por tudo que faz parte de nossas vidas e tenho certeza que você guarda com muito orgulho e amor...
    Lindo demais!!!!
    Beijos e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Elda!
    Fiquei maravilhada com a beleza destes bordados!!!!E ela bordava com uma máquina de costurar ano 1960 costura reta!! Que coisa maravilhosa!!!!!E esta máquina é a dela!!!Amei,eu tenho uma 1932.
    bjosssssss

    ResponderExcluir
  3. Amei! Que maravilhosa reliquia Elda.
    Linda homenagem.
    E feliz dia das mães!
    bjjocas Amo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elda!!!
    Que emocionante poder ver o portfólio de
    bordado de sua mãe em? de saber como ela fez
    pra poder aprender a bordar e ajudar em casa.
    São de mulheres como sua mãe que eu preciso pra
    me espelhar!
    Bjos
    Feliz dia das mães pra você!

    ResponderExcluir
  5. Elda, tive a grande felicidade de conhecer sua mãe. Que além de uma grande costureira e artesã era uma excelente professora e me ensinou com muita boa vontade a bordar em pano xadrez!
    Confesso que não consigo olhar um pano xadrez e não me lembrar dela.
    E fico feliz em ver a grande artesã que você se tornou e além do talento herdou a generosidade dela e hoje partilha conosco seus conhecimentos! Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Elda! Vim avisar voce que estou alterando o sorteio, devido à algumas coisas que aconteceram, vou manter seu comentário lá. O premio sera melhor que as fitas! Só peço que retire a imagem "antiga" da lateral para nao confundir, provavelmente amanhã já tenho outra para disponibilizar. Até mais! Beijos! http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tive que alterar o endereço do link, ainda estava postando a imagem antiga, se quiser participar do novo sorteio este é o link: http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/2013/05/2-sorteio-do-ano.html Até mais! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Passando para desejar um feliz dia das mães,bjinhos arteiros.Tania Mara
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  9. Elda, querida...amei, amei.

    Que linda e guerreira sua mãezinha!!!

    Sabe, a minha também tem um caderno desses bordados. Ela tem uma blusa toda bordada, na mesma cor que o último modelo de bordado. Eu sempre me encantei com esses pontos maravilhosos!!!!

    Nossa, quantas coisas lindas sua mamys fazia!! Isso tudo não tem preço!!

    Querida, tenha uma linda semana,

    beijinhos,

    Lígia e =^^=

    ResponderExcluir
  10. OLÁ? VIM RETRIBUIR SUA VISITA E ADOREI SUA ATITUDE DE POSTAR ESSA RELÍQUIA DE SUA MÃES, ALÉM DE SER ARTESÃ SOU HISTORIADORA E ESSAS FONTES ANTIGAS ME FASCINAM. PARABÉNS. MIL BJS.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! É um verdadeiro tesouro!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário e sugestões.
Desde já agradeço.