"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Valorize o trabalho artesanal

Passeando pela net, encontrei essa imagem e fiquei pensando acerca disso.

E aproveitando que iniciamos um novo ano e que velhos paradigmas devam ser deixados para trás, gostaria de que as pessoas compreendessem que em todo tipo de trabalho há investimentos.

E quando se trabalha com artesanato não é diferente. Sendo assim, deve ser valorizado: nenhum suporte (tintas, pincéis, colas, tecidos, papéis, etc...) utilizado em artesanato vem de graça!

Além disso cada trabalho artesanal tem o status de peça única, pois nele o artesão imprime suas características, expressa suas emoções, seus sentimentos e dá vida às suas ideias. Dessa forma, tem um valor inestimável, pois trata-se de peças exclusivas, personalizadas e sob medida, realizadas com carinho, cuidado e atenção.

Ao comprar um produto artesanal você incentiva o trabalho de um artista ou de um artesão.

Quando se diz tratar de uma reciclagem, as pessoas pensam que todos os produtos utilizados na peça são reciclados... Pois não são! Até chegar ao produto final, uma peça reciclada requer investimentos financeiros.

Tanto o artesão quanto o artista plástico, o desenhista e tantos outros profissionais utilizam seu dinheiro, tempo, habilidades, dedicação, empenho, entre outras coisas, para executar seu trabalho. Eles esperam por um retorno financeiro! 

Logo, tudo tem preço, gente! Estamos falando de negócios!

É preciso que se respeite o esforço das pessoas.

E você, o que pensa sobre isso? Concorda ou discorda?
Comente, por favor.

6 comentários:

  1. Os trabalhos artesanais merecem ser apreciados com valor mas,muitas das vezes,não é isso que acontece. Há muita gente que não vê o valor dos trabalhos que fazemos e quando a gente dá um preço dizem que é caro,se não podemos reduzir,pelo menos,comigo funciona assim. É complicado trabalhar no mundo artesanal. Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oiee!!

    Obrigada pela visita mais uma vez.

    Já estou lhe seguindo pelo "Bolsinhas de uma Leide".

    BeijOsss

    Leide

    ResponderExcluir
  4. Olá Elda meu nome é Eloá, parecidos nomes não ? Mas vamos ao assunto acima; estava procurando algo sobre este tema e achei seu comentário e pediria sua permissão para postá-lo no facebook pois não sou muito boa com palavras, e você descreveu muito bem nossa posição em relação aos sentimentos dos artistas em geral, parabéns !
    Eloá Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eloá, obrigada por acessar o blog Arte da Elda. Que tal "seguir" o blog? Adoraria tê-la como seguidora. Te aguardo.

      Quanto à minha postagem "Valorize o trabalho artesanal", eu dou a permissão a você de divulgá-la no facebook, sim. A condição é que você dê os devidos créditos e o link da postagem: http://artedaelda.blogspot.com.br/2014/01/valorize-o-trabalho-artesanal.html#comment-form

      Estamos combinadas?

      Abraço.

      Excluir
  5. Oi Elda!

    Amei o texto e a imagem, inclusive salvei a imagem para colocar em meu blog de bolsas artesanais.

    BeijOs

    ResponderExcluir

Por favor, deixe seu comentário e sugestões.
Desde já agradeço.