"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cartões de visita de papel reciclado

Há algum tempo reciclei algumas apostilas velhas da época de faculdade. E com a massa fiz muita coisa: folhas de papel machê do tamanho A4 de várias gramaturas e também esculturas.

Se você quiser dar uma olhada no que fiz, clique nos links abaixo:


E as folhas de papel machê estão rendendo até hoje...


Observe a textura delas, ficaram cheias de personalidade:


Meus cartões de visita foram feitos das folhas do papel machê e ficaram com uma gramatura bem alta, quase um papelão, mas mesmo assim minha impressora conseguiu executar o trabalho. O banner do blog e do ateliê mudou, mas ainda tenho cartões de visita com o banner antigo, pois "tenho dó" de jogá-los fora. Veja só que lindinhos ficaram:



Assim que esses cartões acabarem, farei novos cartões com o banner atual... rsrsrsrs...

E você está disposto(a) a "pôr a mão na massa" e começar a reciclar papel? Vamos lá, pense no meio-ambiente...

Enquanto você pensa a respeito, você pode agir: que tal plantar uma árvore?

Aguardo seu comentário.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Reutilizando caixas de papelão

Há alguns dias estava conversando com uma amiga - dona de uma livraria - que me oferecia as caixas expostas para venda em sua loja. Eu disse a ela que eram lindas suas caixas, mas eu costumava "dar um tapa no visual" das de papelão para guardar meus "cacarecos": os tecidinhos cortados (que uso para os barrados), os vieses, as tiras-bordadas, as fitas, meus papéis para decoupagem, meus moldes,  etc...

E na ocasião ela me perguntou como eu customizava minhas caixas, o que eu fazia,... Então, hoje eu as trouxe caixas pra você ver...

O que eu faço como elas: em algumas caixas eu faço aberturas dos lados para facilitar o transporte. Depois, eu as revisto com papel de cor clara, de preferência branco ou bege, tanto por dentro quanto por fora, o que ajuda a fortalecê-las.

Escolho o tecido de chita que mais gosto e, com um pincel largo, aplico a cola. Deixo secar 24 horas e faço a mistura de uma xícara de chá de cola branca diluída em 02 colheres de sopa de água e passo sobre a caixa encapada. Fica parecendo que foi envernizada e, ao mesmo tempo, fica firme.

Veja as minhas caixas:







Não ficam caras e ficam estilosas. Se quiser reaproveitar uma caixa de papelão, de preferência das que tenham tampa, traga ao Ateliê Arte da Elda.

Agora peço que você deixe o seu comentário, pois quero saber o que você pensa sobre essa prática.