"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Presépio com cabaça

Cresci no sítio vendo cabaças sendo usadas para diversas funções: serviam como recipientes para carregar água, como cuias para por milho e alimentar os animais. Era comum também o uso da cabecinha para servir como cuia de chimarrão ou tereré, mas há tempos vi um presépio de uma cabaça numa loja da minha cidade e fiquei encantada. A cabaça era grande e os personagens também. E desde então estive a procura da cabaça ideal para minha casa e encontrei. 

Nunca trabalhei com cabaça no artesanato e constatei que é difícil cortá-la depois de seca, mas mesmo assim fiz a abertura que pretendia, retirei as sementes, limpei, raspei, poli (a parte mais difícil), pintei, envernizei. Só faltavam os personagens do presépio - São José, N. Senhora e o Jesus bebê - então fui a uma dessas lojinhas de utilidades domésticas e comprei um mini-presépio, descolei os bonequinhos e os colei dentro da cabacinha preparada.

Cabaça depois de envernizada

Presépio pronto

Repare no tamanho do meu presépio: ficou menor que uma caneta!

Presépio: menor que uma caneta bic
Cortei uma fita decorativa da Sinimbu e afixei na cabaça para finalizar o trabalho.

Presépio finalizado: com laço
 E neste clima, aproveito para desejar a você um Natal e um Ano Novo repleto de alegrias regado de bênçãos divinas.



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Telha: negra com seios à mostra

A última telha do trio que minha freguesa encomendou acaba de ficar pronta e trouxe para que você desse seu parecer: gostou ou não? Tem dicas para o meu trabalho?

Telha: Negra com seio à mostra
 E como sempre, executo meus trabalhos muito bem acompanhada: pincéis Condor! Só qualidade.

Telha: Negra com seio à mostra e pincéis Condor
E com a execução dessas telhas aprendi muito. Uma das coisas que observei e que ficará como lição é a respeito da fotografia depois do verniz: não fica bem, exceto se você usar o modo sem flash, mas nesse modo a iluminação do ambiente deverá ser boa e é fundamental cuidar para que o reflexo dessa iluminação não incida no objeto. 

Dessa forma, percebi que fotografar as peças antes e depois do verniz, com e sem flash, dá melhores opções de escolha das imagens a serem apresentadas.

Se quiser uma telha, acesse Contato ou envie um email para artedaelda@gmail.com e peça o seu orçamento.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Telha: negra com turbante

E hoje eu trouxe outra telha. Minha cliente gostou tanto da telha anterior que pediu mais duas para compor um trio e enfeitar sua cozinha. Acabo de terminar a segunda e cá está para você ver: uma negra com o rosto em semi-perfil, turbante e seio à mostra. O desenho é meu e, para compor a cena, parti de pesquisas de imagens de africanas.

Telha: Negra com turbante
 E não poderia deixar de citar meus ajudantes na empreitada: pincéis Condor, pura qualidade!

Telha: Negra com turbante e pincéis Condor
 Me diga: gostou ou não?
 Quer uma? Acesse Contato ou envie um email para artedaelda@gmail.com  e faça o seu orçamento.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pintura em telha: negra com vaso

Recebi um novo desafio: uma cliente pediu que pintasse uma telha para ela. Como ela tinha visto o painel da Negra, solicitou que eu pintasse uma negra. Eu nunca tinha usado telhas como suporte para pintura, por isso não sabia onde começar, tampouco como fazer os furos, etc., mas fiz minha pesquisa e me pus a trabalhar.

O resultado está aí. Dê uma olhadinha como ficou minha primeira telha:

Telha: Negra com vaso
 E então, gostou ou não? Tem sugestões?

Comente.