"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Trabalhos em macramê feitos por minha mãe

Minha mãe era incansável. Resultado disso é que nunca parava de aprender. E o macramê foi um dos seus aprendizados. Encontrei algumas toalhinhas com barrados em macramê feitos por ela. Confesso que não aprendi, talvez por falta de tempo ou por achar difícil... rs...

Mas espie como são lindos:

Barrado em macramê - florezinhas - feito por minha mãe

Barrado em macramê rosa - quadrinhos - feito por minha mãe

Neste último que apresento, você vê também outra paixão dela: o bordado com fitas (que em outra oportunidade trarei pra te mostrar...).

Barrado em macramê rosa e branco - feito por minha mãe
Ela gostava de um tipo específico de linha para tecer seus pontos em macramê, pois dizia que a tal linha, além de ter um brilho especial quase não dava nós. 

Muitos outros e em modelos muito mais difíceis foram realizados por minha mãe. Ela amava seu trabalho, fazia tudo com amor.

E você, gosta de macramê? 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Agasalhos de lã feitos por minha mãe

O mês de maio no Centro-Oeste começa a se despedir do "calorão" que faz o ano inteiro e vai, aos poucos, dando lugar ao frio... E o frio castiga muito nossa gente acostumada às altas temperaturas. E por isso compartilho contigo graciosos agasalhos em lã que minha mãe fazia. Tão cuidadosa com os filhos ela foi! Adorava confeccionar agasalhos. E os fazia com carinho e capricho, tanto de crochê quanto de tricô, pois amava artesanato. 

Em minha adolescência ela fez um casaco branco de tricô, com o ponto folha. Ficou maravilhoso. Não está tão branquinho como novo, pois já tem mais de vinte anos. Mas veja o quanto ficou bonito:

Casaco branco de tricô - ponto folha - feito por minha mãe

Veja mais pertinho os detalhes do ponto principal:

Detalhe: pontos folha e pipoca
Há um outro agasalho que ela fez: esse tem um ponto bem interessante. Me lembro que ela começou pela diagonal e foi aumentando os pontos... É um casaco cinza, fechado, com decote "V". Observe:

Casaco cinza iniciado na diagonal feito por minha mãe
 Repare o detalhe:

Detalhe: início do ponto na diagonal

Encontrei nos "guardados" dela peças feitas quando eu ainda estava na infância nos fins da década de 70...  Há quase quarenta anos atrás... Ops!!!... rs... Quase revelo minha idade... Então, perceba o quanto ela era  zelosa.

Ela guardou, eu encontrei e não tive coragem de me desfazer dele, mesmo estando tão surrado, cheio de bolinhas,... Talvez porque esteja tão impregnado de bons sentimentos... Ela me disse certa vez que o fez com sobras de lã que ganhou de uma amiga. O ponto usado é meia.

Casaquinho listrado de tricô feito por minha mãe
Já este, também encontrado nos "guardados" de minha mãe, é de quando eu era bebê. Não tenho certeza se foi confeccionado por ela ou por uma tia, mas o fato é que é lindo! Foi guardado esses anos todos e acho justo que esteja aqui entre tantos objetos de valor sentimental:

 
Casaquinho rosa de crochê
Quem não conhece minha história, mas sabe que sou artesã me pergunta de onde surgiu tanto amor pelo artesanato... A resposta está aí: desde a mais tenra idade sou agasalhada por ele e assim continuo a caminhada tendo o artesanato como companheiro. E herdei esse amor e não havia como não gostar. 

Fico por aqui cheia de saudades...

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mais trabalhos lindos da minha mãe

Minha mãe fazia de tudo um pouco e tudo exalava amor. Era persistente, aprendia rápido, mas não recuava diante das dificuldades.

Observe os trabalhos que apresento a seguir. São eles:

Ponto Cruz:

Ela fez muitas peças com este ponto, mas guardei essa como recordação pois trata-se de uma almofada que ela fez para mim quando eu era criança. Ou seja, tem quase quarenta anos. 

Capa de almofada em ponto cruz: lã sobre juta

Ela bordou com lã na juta. Eu me apaixonei pelo bordado que ela estava fazendo para os forrinhos de prateleira. Eram de algodão fino, na cor branca que ela bordou em ponto cruz com uma linha muito fina e fez um barradinho verde de crochê. Guardei um e cá está ele. Veja a delicadeza da peça:  

Forro de prateleira: ponto cruz e crochê
Recordo-me que a prateleira era antiga, as vasilhas de alumínio brilhavam, aliás, dava pra se pentear olhando pra elas. E os forrinhos embelezavam a cozinha.


Bordado livre:

Ela fazia lindos bordados usando pontos de diversos modelos.


Ela estava bordando um "pano para parede" - era o nome que ela dava a um painel bordado que pendurava na parede e sobre ele penduravam conchas, panelas, tampas, etc. - o motivo era o desenho de dois indiozinhos sentados: um de frente para o outro.

Como sempre eu estava por perto achando tudo lindo, talvez eu tenha pedido os indiozinhos, quem sabe... rs... O certo é que ela me presenteou com esse paninho. Nunca foi usado e está do jeito que ela bordou. O barradinho também foi feito por ela.

Pano de copa: bordado livre - Indiozinho


Bordado a máquina:

No ano passado eu postei o Portifólio de Bordado a Máquina de Minha Mãe. Hoje eu mostro um dos trabalhos que ela realizou a partir desse curso. Trata-se de um lindo caminho de mesa onde ela faz uso de vários pontos de bordado à máquina (máquina simples, de costura reta).

Repare na delicadeza da peça:

Caminho de mesa bordado à máquina

Cabeceira do caminho de mesa bordado à máquina

Meio do caminho de mesa bordado à máquina
 Perfeito, não é?

Quero aproveitar que este domingo já será o segundo de maio e desejo a todas as mães...


Penso que deveria ser como diz o poeta Carlos Drumond de Andrade em seu poema:


Um abraço.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Minha mãe: minha inspiradora

Ressaltar as qualidades de minha mãe não é uma tarefa difícil. Foi uma mulher de vida sofrida, muitos filhos, sempre pobre, teve que trabalhar muito para ajudar a manter a família. Entretanto os afazeres não tiraram dela o ânimo para aprender coisas novas.

Se queria aprender, ela não poupava esforços, pagava cursos, mas raramente cobrava para ensinar algo para quem a procurava.

Apaixonada por arte, sempre buscava aprender algo novo. Se esmerava em tudo o que fazia. A perfeição era a sua meta e, por isso trago imagens de exemplares para compartilhar contigo neste mês das mães.

Aqui estão alguns dos bordados em hardanger:
  •  Guardanapo em hardanger: ponto aberto, caseado, ilhoses, etc. Ornamentado com ponto cruz.
Guardanapo de hardanger
Detalhe do guardanapo em hardanger
  • Caminho de mesa em hardanger: ponto aberto, caseado, ilhoses, etc.
Caminho de hardanger

Detalhe do caminho de hardanger
  • Forrinho de hardanger: linha mesclada.

Forrinho de hardanger
 

Detalhe do forrinho de hardanger
  •  Forrinho de fogão verde com desenhos de coração.
Forrinho de hardanger verde: coração

Detalhe: forrinho de hardanger verde coração
  • Caminho de mesa inacabado com dois tons de azul: falta recortar ao redor do caseado.
Caminho de mesa de hardanger com dois tons de azul

Detalhe: Caminho de mesa de hardanger com dois tons de azul

 A lição minha mãe deixou: não desistir dos sonhos e tampouco desistir de lutar.

E você, gostou da postagem? Sua mãe tem ou teve uma hobbie?
Aguardo o seu comentário.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Maio: mês das Mães

Iniciamos hoje o mês de maio, mês em que comemora-se muitas datas importantes. Hoje: dia do trabalhador. Felicito a todos.
Mas a data que mais chama a atenção é o dia das Mães. Todos tivemos ou temos mãe e não há vínculo e amor maior do que este. E por essa razão maio é chamado de...


E como ocorreu no ano passado, o mês de maio inteiro eu fiz postagens a respeito do trabalho artesanal de minha mãe - meu grande exemplo, minha primeira professora e a quem devo tudo o que sou e sei - como forma de homenageá-la. Este ano não será diferente. Trarei a cada semana várias modalidades de trabalhos executados por ela. 

Fique atento(a): toda sexta-feira haverá novas postagens. 

Aguardo sua visita: comente, sugira, critique e siga Arte da Elda ...
 
Fique à vontade, pois a casa é sua.


Um abraço.

P.S.: Caso queira conversar com a administradora do blog, 
acesse o menu Contato ou envie um email 
para artedaelda@gmail.com